Menu Lateral
 
Prados, 18 de Novembro de 2017 :: 39 visitantes online.

NOVEMBRO AZUL: MÊS DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Publicado em 01/11/2017 08:00:00


 

Hoje, 01 de novembro, começa a campanha Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata. A Prefeitura de Prados, através da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez saiu na frente na prevenção da doença. Em setembro, uma parceria entre a SMS e a Fundação Cristiano Varela, de Muriaé, trouxe à cidade uma equipe de profissionais e a Unidade Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle, para realizar exames de prevenção ao câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. No Brasil, a campanha foi idealizada pelo organização não governamental(ONG), Instituto Lado a Lado, e a Sociedade Brasileira de Urologia.

Segundo o INCA, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, só perdendo para câncer de pele não-melanoma. É considerado o câncer da terceira idade, já que a maioria dos casos no mundo, ocorre após os 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

De acordo, com a Sociedade Brasileira e Urologia, dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, e a taxa de mortalidade chega a 25% deles. O principal motivo para as altas taxas é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, fundamental para descobrir a doença. Silenciosa, ela não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a necessidade do exame, que pode ser complementado pelo exame de sangue, PSA.

A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata, Homens negros têm até 60% de chance de desenvolver o câncer. A indicação é que todos os homens procurem um médico especializado para monitorar sua saúde e detectar a doença, a partir dos 50 anos. Já os negros e aqueles que tenham parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

A prevenção pode salvar vidas.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: