Menu Lateral
 
Prados, 20 de Novembro de 2017 :: 67 visitantes online.

1º CIRCUITO DE VIOLÃO DAS VERTENTES - 1ª MOSTRA DE VIOLÃO DA LIRA CECILIANA

Publicado em 06/10/2017 08:00:00


A Prefeitura de Prados, através da Secretaria Municipal de Cultura, vai apoiar o 1º Circuito de Violão das Vertentes. A etapa de Prados começará amanhã (07) e vai até 14 de outubro.

O evento será realizado pela Lira Ceciliana e Associação de Violão das Vertentes(Assovio), com o patrocínio da Cia da Moda e Gostosinho de Minas, além de parcerias com Conservatório Estadual de Música "Padre José Maria Xavier", Programa Música XXI, Vibratos e Música, Centro Cultural da UFSJ e Secretaria de Cultura de Lagoa Dourada

O Circuito vai contar, ainda, com a 1ª Mostra de Violão da Lira Ceciliana , com a presença da Orquestra de Violões do Conservatório Estadual de Música, de São João del-Rei, integrada pelo violonista pradense Otávio Deluchi, e o Duo Araújo-Rios.

A etapa de Prados acontecerá, entre os dias 07 e 14 de outubro, às 20h, com apresentações na Lira Ceciliana e Capela Nossa Senhora do Rosário.

Programação

A partir de amanhã, 07, até o dia 12 de outubro, todas as apresentações acontecerão na sede da Lira Ceciliana.

No sábado (07), recital de abertura com a Orquestra de Violões do Conservatório Estadual de Música "Padre José Maria Xavier". Na segunda-feira(9), recital com Jean Gomes da Costa e Tamíres Rampinelli. No dia seguinte (10), recital com Gabriel Guedes e Ângelo Márcio. Na quarta-feira(11) se apresentarão Adailson, Jéfrey Andrade e Vitor Maia. Na Quinta (12), recital com Duo Araújo-Rios (Adailson Araújo e Geiciane Rios). Já o recital de sexta-feira(13) acontecerá, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, com apresentação de Aires Starling Cangussu, Marcelo Rodrigues e Octávio Deluchi. No sábado (14), encerramento da etapa de Prados, com o Grupo de Violões da Lira Ceciliana , às 20h30, na Lira Ceciliana.

Segundo o violinista Octávio Deluchi, um dos idealizadores do Assovio, a Mostra contará com músicos de outros estados e Prados será a única cidade, que serão feitas atividades pedagógicas, como ensaio e masterclasses. “Estamos bastante otimistas com o evento, que terá projeção, até em âmbito nacional, uma vez que o meio musical é bem conectado”, afirma o músico.

Octávio diz que Prados tem a Lira Ceciliana e a Capela do Rosário, como locais propícios para a realização destes eventos, e a expectativa é muito boa em relação à programação “afinal temos um conjunto de fatores que só ajuda: a cidade, o público e os músicos”, completa.

Deluchi relata ainda que o Grupo de Violões da Lira Ceciliana é um projeto que incentiva e aumenta a expectativa da Mostra de Violão."Temos quinze alunos trabalhando, desde o início do Grupo, (Abril)de forma ativa e, em Prados, existe um contato enorme das pessoas com a música: muitos já trilharam algum caminho na área, mesmo não sendo profissional", pontua ele.

O 1° Circuito de Violão teve início no dia 4 de outubro e prosseguirá até 10 de novembro, com apresentações em São João del-Rei, Tiradentes, Lagoa Dourada, Resende Costa e Coronel Xavier Chaves.

Biografia de Octávio

Octávio Ferreira Deluchi Cerqueira da Silva (20) é natural de São João Del Rei e atualmente reside na cidade de Prados, onde começou seus estudos musicais aos 11 anos, influenciado por familiares e pela cultura musical da cidade.


Foto: Davi Guedes

Realizou recitais e concertos em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tiradentes e região. Participou de diversos festivais, como por exemplo o 48º Festival de Campos do Jordão (São Paulo – SP), entre outros, onde pôde aprimorar seu trabalho musical com nomes como Ian Guest, Quarteto Maogani, Fernando Braga Campos, Hans-Joachim Roedelius (ALE) , Christopher Chaplin (SUI), e Guilherme Kastrup.

Participou também de masterclasses com Fabio Zanon, Paulo Martelli, Sérgio Assad, Odair Assad, Daniel Wolff, Alieksey Vianna, Everton Gloeden, Maria Lívia São Marcos, Thiago Colombo, Flávio Barbeitas, Robert Trent (USA), Steffen Ahrens (ALE) e Juan Almada (ARG). Também já recebeu orientações de José Lucena Vaz.
No âmbito camerístico participou do quarteto de violões Aqueronte e se fez presente também na Camerata de Violões da UFSJ.

Foi premiado nos seguintes concursos:

Prêmio Revelação II Concurso Movimento Violão (São Paulo / 2017)
1º lugar Concurso Nacional de Violão Musicalis (São Paulo / 2016)
2º lugar Concurso Nacional de Violão Souza Lima (São Paulo / 2016)
3º lugar Concurso Seleção Programa Segunda Musical – Assembléia Legislativa de Minas Gerais (Belo Horizonte – 2017)
Vencedor do Prêmio BDMG Jovem Músico 2016 (Belo Horizonte / 2016).
Concurso Música XXI (São João Del Rei - 2015/2017)

Atualmente continua com sua formação musical na UFSJ, cursando licenciatura em música com habilitação em violão, estudando com o prof. Dr. Guilherme Vincens, com quem está desde os 15 anos. Na mesma instituição, é bolsista do projeto Música Viva, onde atua como professor nas cidades de Santa Cruz de Minas e São João Del Rei, sob orientação do prof. Vladmir Agostini Cerqueira.

É um dos idealizadores da ASSOVIO – Associação de Violão das Vertentes, grupo no qual procura difundir e acessibilizar as diferentes formas de manifestações musicais através do violão no Campo das Vertentes. Também leciona aulas de violão em Prados e coordena dois grupos de violão na Lira Ceciliana.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: