Menu Lateral
 
Prados, 20 de Novembro de 2017 :: 99 visitantes online.

Lançamento do Selo Comemorativo do 40º Festival de Música de Prados

Publicado em 14/07/2017 13:00:00


Lançamento do Selo Comemorativo do Festival

O Selo Personalizado Comemorativo dos 40 anos do Festival de Música de Prados será lançado no domingo, dia 16/07, após o Concerto de abertura, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. 

A solenidade contará com a presença de um representante dos Correios, autoridades, populares e familiares dos maestros Adhemar Campos Filho e George Olivier Toni.

Os selos não serão comercializados, mas usados somente nas correspondências oficiais da Prefeitura.

O selo personalizado traz em destaque a fotografia dos maestros Adhemarzinho e Toni, no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no ano de 1977, e vem com os dizeres: Eternos maestros. 40° Festival de Música de Prados. 

A arte é de Eduardo Silva da ASCOM da Prefeitura de Prados e a foto usada na montagem é do acervo da família de Adhemar Campos Filho.

Eternos Maestros

Olivier Toni

George Olivier Toni, nasceu em São Paulo, no dia 27/05/1926.
Fez carreira como maestro, compositor, pesquisador e intérprete.
Como fagotista integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Criou a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra de Câmara da USP, a Escola Municipal de Música de São Paulo e o Departamento de Música da Escola de Comunicação e Arte da USP. 
Divulgou compositores brasileiros do período colonial e de autores nacionais contemporâneas. 
Apresentou-se como regente de várias orquestras brasileiras e internacionais.
Foi autor de obras para canto, instrumentos solistas, coro e orquestras , muitas delas premiadas e executadas em festivais dedicados à música contemporânea. 
Criou o Festival de Música de Prados, em parceria com o Maestro Adhemar Campos Filho.
A última obra escrita por Olivier Toni foi Navio Negreiro(2016), sobre trechos do poema homônimo de Castro Alves , que teve suas primeiras audições em Ribeirão Preto (2016) e em São Paulo (2017).
George Olivier Toni faleceu, em São Paulo, em 25/03/2017.

Adhemarzinho

Adhemar Campos Filho, nasceu em Prados, no dia 17/01/1926.
Fez carreira como arranjador, compositor, instrumentista, professor, regente e pesquisador. Foi autoditada nos estudos de harmonia, contraponto e fuga, também, teve aulas de orquestração com o maestro Fernand Jouteux.
Bisneto do fundador da Lira Ceciliana, Jose Estêvão Costa, Adhemarzinho foi compositor desde a adolescência, neto e filho de músicos, aprendeu teoria musical e solfejo com o avô, Antônio Américo da Costa. Sua mãe tocava Violino e o pai, violoncelo.
Nas décadas de 70, 80 e 90 relacionou-se com importantes músicos e professores brasileiros, entre eles, George Olivier Toni e juntos criaram o Festival de Música de Prados, em 1977.
Reconstituiu, revisou e montou, em papel vegetal, partituras de músicas sacras mineiras dos séculos XVIII e XIX. 
Exerceu múltiplas funções na Lira Ceciliana, regida por ele desde 1948, como professor, arranjador, maestro e instrumentista.
Escreveu inúmeras obras de variados gêneros e estilos para diversos grupos musicais .
Professor de harmonia e prática na orquestra do Conservatório de Música de São João del-Re , em 76 e 77 e, também, de instrumentação da II Bienal Internacional de Música da USP, em 1978.
Participou, em Brasilia, do II, III e IV Encontro Nacional de Compositores, na década de 70 e do I Encontro Nacional de Pesquisa em Música, em Mariana, em 1984.
Foi membro de banca examinadora que julgou a tese de doutorado do Prof. Dr. Silvio Augusto Crespo Filho, USP 1990.
Ministrou curso sobre a “Restauração de Música Mineira Colonial” e conferencista no Encontro Nacional de Música Sacra promovido pela CNBB, em 1994.
Foi professor de Matemática e diretor do Ginásio São Jose, em Prados.
Sua contribuição para a Música Brasileira está arquivada em museus, na Lira Ceciliana e em nossas memórias.
Adhemarzinho faleceu no dia 19/07/1997, em Prados.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: