Menu Lateral
 
Prados, 18 de Novembro de 2017 :: 13 visitantes online.

149º Passeio à Serra de São José

Publicado em 12/07/2017 13:00:00


Nos próximos dias 14 e 15/07, a Prefeitura Municipal, junto com o Departamentos de Cultura e Esportes, realizam 149° Passeio à Serra da cidade, com o apoio do IEF.
Uns dos mais antigos passeios ecológicas do país, o Passeio à Serra, teve sua origem com uma festa de casamento realizada no planalto da Serra São José. 
Na ocasião, no dia 18/04/1858, os noivos D.Chiquinha e Tonico Reis, abandonaram os tradicionais bailes de casamento e realizaram uma grande comemoração no alto da Serra. 
Nascia o centenário Passeio à Serra, que hoje é realizado, não mais em abril, mas em julho.
Ali, no ano de 1968, foi realizada a primeira missa campal e erguido um Cruzeiro.



Banda de Música e shows na Praça Dr. Viviano Caldas

Na noite que antecede o Passeio, sexta-feira, 14, às 20h30, a Banda da Lira Ceciliana toca , entre outras músicas, o “Tico-Tico”, composição do Maestro Antônio Américo, que tornou-se o hino do Passeio à Serra de Prados.
Na execução da melodia os pradenses e os amantes da festa participam, ativamente, com a Banda, num barulhento coral de assovios.
A seguir, dois shows agitam a noite pré- passeio.
Às 21h30, Nossa Serestra, grupo pradense, e depois a Banda Galwen, de São João del Rei, para os amantes do rock celta.
No sábado, 15, às 21h se apresenta a banda pradense AUêRA, com pop rock, rock clássico, alternativo e reagge. 22h30, a banda Soulseek, de Dores de Campos vem , com estilo e músicas próprias, e rock nacional e internacional.
Som Mecânico, nos dois dias, após a apresentação das bandas.

A Serra São José 

Área de preservação ambiental, a majestosa e azul Serra São José, com extensão de 12 km , mais de 5.000 km2 e uma altitude, na região da cidade, variando de 1.100 a 1.430m corta os municípios de Tiradentes, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Coronel Xavier Chaves. 
Rica em biodiversidade ,é uma área de transição mantendo as características de Mata Atlântica, em suas encostas e campos rupestres e, cerrado, nas suas elevações. 

 


Novidades no passeio

A edição do 149° Passeio à Serra contará com o apoio do 11° Batalhão de Infantaria e Montanha, estabelecido em São João del-Rei, desde 1897.
A companhia estará dando todo o suporte e segurança que o evento demanda.
Os soldados estarão em vários pontos da serra para orientar, conduzir e fazer demonstrações aos caminhantes
Durante o trajeto da subida, os militares estarão orientando e conduzindo os escaladores e lá em cima, no planalto, outra equipe estará recebendo e acompanhando o pessoal.
A Serra São José é muito conhecida do 11° batalhão, pois ali eles realizam atividades convencionais de montanhismo militar. 

Marluvas realiza o evento: tome fôlego! 

A Marluvas Calçados de Segurança Ltda, sediada em Dores de Campos e com uma unidade em Prados, participa do 1° Passeio à Serra da Marluvas, incentivando o combate ao sedentarismo.
A partir, das 6 horas da manhã, na Praça Dr. Viviano Caldas, a empresa deixará alguns funcionários para participarem do passeio. 
Eles vão fazer suas inscrições, que pode ser feita por qualquer participante, na Praça, e seguir para a Biquinha onde iniciarão a subida, às 8 horas.
Haverá sorteio de brindes assim que os excursionistas retornarem à Praça. 
Alunos da E.E. “Dr. Viviano Caldas” e o 5° Jovens em Ação, do CRAS, antigo Projovem vão participar do Passeio iniciando a subida, também, pela Biquinha.

4° Trekking da Academia Dupla Força 

Às 7 horas da manhã, a Academia Dupla Força fará um número de ginástica aeróbica e às 7h30 iniciará a caminhada fazendo o trajeto pela Estrada Parque e Trilha do Cruzeiro. 
A descida do planalto está prevista para o início da tarde, também, com a ajuda e supervisão do 11° Batalhão. 

Dicas

Vá de roupas leves, confortáveis e de tênis; 
Use o protetor solar;
Antes da caminhada faça uma alimentação balanceada, rica em nutrientes; 
Leve água para se hidratar. Água também alimenta. Beba antes, durante e depois do percurso.
Evite alimentos gordurosos, perecíveis e esqueça as bebidas alcoólicas na véspera e durante a caminhada;
Traga o seu lixo de volta e, se possível, recolha mais algum que encontrar. Não descarte restos de alimentos ou embalagens por onde passar. Preserve a natureza! 
Curtam o Passeio e aproveitem as belezas da Serra São José!

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: